KIKOAUTOS - Multimarcas · Multipossibilidades.
Kiko Autos

Os 10 carros mais vendidos no Brasil em 2021!

O ranking de emplacamentos da Fenabrave mostra os carros mais vendidos de 2021, mas a lista não reflete bem que aqueles veículos, em si, sejam os mais desejados de fato pelo cliente final “comum”, no varejo. Isso porque há uma boa parcela das negociações que são feitas por vendas diretas, ou seja, são automóveis e comerciais leves que, em geral, são negociados para empresas – como locadoras e grandes frotistas. Os 10 carros mais vendidos com base nos registros mensais no varejo – ou seja, os modelos entregues a pessoas físicas. Foram considerados os números fornecidos pela mesma Fenabrave, porém apenas os meses em que o carro foi negociado – com exceção de problemas na produção, como Chevrolet Onix e Onix Plus, que ficaram sem produção por quatro meses.

Desta forma, modelos como as picapes Fiat Strada e Toro (os dois comerciais leves mais vendidos do país e a compacta, o veículo mais comercializado em 2021) nem despontam no top 10, pois boa parte de seus emplacamentos é para Pessoas Jurídicas.

Ao mesmo tempo, Toyota Corolla Cross e Fiat Pulse, mesmo com menos tempo de mercado que a maioria dos rivais, na média mensal, ficaram nas primeiras posições entre os 10 carros preferidos do público.

1. Hyundai HB20 – 5.874 unidades/mês

O compacto da marca sul-coreana é um dos modelos com menor índice de vendas diretas do mercado. Nos 12 meses de 2021, o hatch teve 70.499 unidades emplacadas no varejo, 81,5% do volume total comercializado no ano passado. Com isso, vence com folgas o ranking dos 10 carros preferidos do público.  

2. Chevrolet Onix – 4.722 unidades/mês

Pelos critérios, valem os meses à venda para produtos novos lançados. O Onix só foi vendido em pouco mais da metade do ano, só que por questões de paralisações na produção devido à falta de semicondutores. Aí, não teve jeito e o Chevrolet fica na vice-liderança.Mesmo assim, olha o desempenho comercial do hatch em pouco tempo? Foram 56.669 unidades emplacadas no varejo. Ano que vem, barbada que retoma a ponta de novo…  

3. Hyundai Creta – 4.318 unidades/mês

No geral, o Hyundai Creta produzido em Piracicaba (SP) foi o terceiro SUV mais vendido do país em 2021. Contudo, nas vendas para valer para pessoas físicas, superou os Jeep Renegade e Compass, e fecha o pódio dos carros preferidos do público. De janeiro a dezembro do ano passado, anotou 51.825 unidades.  

4. Fiat Argo – 4.053 unidades/mês

O hatch é um dos poucos carros da Fiat que vende mais no varejo. As 48.642 unidades entregues para pessoas físicas em 2021 representaram 57% de tudo que o Argo comercializou no ano passado, o que deixou o compacto entre os quatro carros preferidos do público final brasileiro.  

5. Toyota Corolla Cross – 3.563 unidades/mês

O SUV médio fechou o ano como o Toyota mais vendido do país. No geral, o sedã com quem compartilha nome e plataforma até foi superior, com 34.108 carros emplacados no varejo em todo 2021. Só que as vendas do Corolla Cross começaram em abril e, nesses nove meses, foram 32.702 unidades para pessoas físicas, superando o parente na média mensal.  

6. Renault Kwid – 3.198 unidades/mês

O automóvel mais em conta do país figura melhor nas vendas no varejo do que nas gerais. Se no ranking total da Fenabrave o Kwid ficou em 11° entre os veículos de passeio, aqui aparece na sexta colocação com um total de 38.376 unidades comercializadas para pessoas físicas ao longo de todo o ano passado.  

7. Fiat Pulse – 2.993 unidades/mês

O novato SUV compacto nem bem chegou e já sentou na janelinha dos 10 carros preferidos do público. Com apenas dois meses de venda, o Fiat Pulse somou 5.987 unidades e garantiu ótima média de emplacamentos no varejo, à frente de modelos pesos-pesados que venderam bem durante todo o 2021, como Chevrolet Onix Plus, Honda HR-V, Fiat Mobi e Toyota Corolla.  

8. Chevrolet Onix Plus – 2.965 unidades/mês

Outro que teve a produção parada por mais de quatro meses devido à crise dos chips automotivos, o sedan compacto comprovou sua força ao figurar entre os carros preferidos do público. Foram 35.590 unidades negociadas no varejo durante todo o ano, com uma incrível recuperação em novembro e dezembro, após a normalização da produção.  

9. Honda HR-V – 2.906 unidades/mês

Prestes a ganhar nova geração no Brasil, o SUV compacto prova que mantém sua legião de fãs. De janeiro a dezembro de 2021, o HR-V totalizou 34.882 veículos comercializados para pessoas físicas, provando que é um dos carros mais desejados do público em geral, já que isso representou 90% de tudo que o crossover emplacou no ano passado.  

10. Fiat Mobi – 2.858 unidades/mês

O subcompacto mostra que também se garante muito em… Vendas diretas. O Fiat Mobi fecha a lista dos 10 carros preferidos do público com um total de 34.300 unidades vendidas no varejo – pouco mais da metade (52%) dos emplacamentos gerais registrados pelo carrinho em 2021.