KIKOAUTOS - Multimarcas · Multipossibilidades.
Kiko Autos

Michelin irá fabricar Pneus de carro com garrafas PET.

A empresa Michelin ressaltou recentemente que tem como meta usar pelo menos 40% de materiais sustentáveis ​​(de origem renovável ou reciclada) na produção de seus pneus até 2030 e 100% até 2050. A marca está um passo mais perto dessa realidade, testando os componentes e obteve sucesso com uma tecnologia de reciclagem de plástico apresentada pela bioquímica Carbios.

O processo de reciclagem enzimática da Carbios para resíduos de plástico de tereftalato de polietileno (mais conhecido como PET) depende de uma enzima que é capaz de despolimerizar o componente. Comumente reciclado, o PET também é uma das principais fontes de resíduos de plástico.

Segundo a Michelin, as práticas convencionais de reciclagem não resultam em um produto adequado para uso em pneus, mas o processo enzimático resultante do poliéster de alta tenacidade é particularmente conveniente para pneus, devido à sua resistência à quebra, tenacidade e estabilidade térmica.

“Esses reforços de alta tecnologia demonstraram sua capacidade de fornecer desempenho idêntico ao da indústria do petróleo”, disse Nicolas Seeboth, diretor de pesquisa de polímeros da Michelin, em um comunicado.

A Michelin estima que quase 3 bilhões de garrafas de plástico por ano podem ser recicladas em fibras técnicas para uso nos pneus da empresa.