KIKOAUTOS - Multimarcas · Multipossibilidades.
Kiko Autos

Isenção de IPVA para elétricos e redução para carros híbridos é aprovada em São Paulo

Apresentado no final de 2019, o projeto de lei que prevê a isenção da cobrança de IPVA para carros elétricos e outros incentivos para a adoção desse tipo de veículo. No Estado de São Paulo já foi aprovado pela ALESP e agora aguarda a sanção do governador João Doria.  

O Projeto de Lei 1256/2019, que autoriza o governo de São Paulo a estabelecer uma política estadual de incentivo ao uso de veículos elétricos e híbridos. Com o prazo estabelecido de cinco anos.

Para ser elegível à isenção de IPVA, os carros elétricos precisam ter preço inferior a 8.000 UFEPSs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), que, em 2021, corresponde a R$ 232.720.

Também está previsto a abertura de linha de crédito prioritária para incentivo à produção de veículos movidos à propulsão elétrica e híbridos. Além disso, a matéria define que São Paulo tenha até 2035 para substituir 90% da sua frota por veículos de propulsão elétrica.

O PL estabelece ainda as seguintes metas:

  • Pelo menos 10% dos veículos da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo até 2025 deverão ser elétricos;
  • 5% dos veículos do transporte intermunicipal também deverão ser movidos à propulsão elétrica também até 2025;
  • Até o ano de 2035 toda frota deverá ser composta 90% por veículos movidos à propulsão elétrica