KIKOAUTOS - Multimarcas · Multipossibilidades.
Kiko Autos

A direção, agora é elétrica!

Durante muitos anos, o que poupava esforço do motorista para virar o volante, principalmente na hora de estacionar o carro, era a direção hidráulica. De uns anos para cá o sistema mudou: em vez de ser hidráulica, a direção agora é elétrica. Mas alguns carros até hoje ainda têm o sistema de direção hidráulica, projetos mais antigos.

A direção hidráulica, ela é movimentada por um trambolho lá na frente; um trambolho que é uma bomba hidráulica, que é movimentada pelo motor, que vai fazer uma pressão hidráulica sobre a direção. Então, um reservatório de fluido, a bomba, as mangueiras, isso aí às vezes vaza, às vezes tem um desgaste… E mais: o sistema está sempre pedindo potência para o motor, está sempre consumindo combustível.

A direção elétrica, hoje, é como se fosse um motorzinho acoplado ali à coluna; não é muito mais do que isso mesmo não. Que trabalha suavemente, sem fazer barulho, sem polia, sem fluido, sem depósito, sem ter que fazer revisão, nada. Ela não exige manutenção nenhuma, zero! E com uma outra vantagem: se você está andando em linha reta e ela não está fazendo esforço nenhum, ela não está puxando sequer corrente da bateria. Ao contrário da hidráulica, que está sempre funcionando.